Ir direto para menu de acessibilidade.

Nota: adiamento do retorno às aulas das turmas T6 a T10

Prezadas e Prezados,

Considerando-se:

O cenário epidemiológico nacional da Covid19, com aumento de número de casos e iminência de colapso do sistema de saúde em várias regiões do país;

O cenário epidemiológico do estado de Minas Gerais, com algumas regiões migrando para onda roxa;

O cenário epidemiológico de Lavras, Minas Gerais, com grande aumento de casos notificados nesta semana;

O disposto na RESOLUÇÃO CEPE Nº 046, de 05 de março de 2021, que exige aprovação pela Vigilância Sanitária de protocolos para retorno de aulas práticas presenciais, no Campus da UFLA;

A suspensão de atendimento médico eletivo em alguns cenários de prática do curso de medicina por 15 dias;

A baixa taxa de cobertura vacinal na população e número de doses insuficiente para ampliação da cobertura vacinal em curto prazo.

O Colegiado do Curso de Graduação em Medicina (CCGM) da UFLA, em reunião extraordinária ocorrida no dia 05 de março de 2021, às 18h, deliberou pelo adiamento do retorno de alunos regularmente matriculados em disciplinas do segundo e terceiro ano de curso de medicina (T6 a T10) por 15 dias. O retorno às aulas práticas presenciais está previsto para o dia 22 de março de 2021 e está condicionado ao cenário epidemiológico, bem como à aprovação de protocolos de retorno seguro pela Vigilância Sanitária do município de Lavras.

Para os alunos que já estão em atividades práticas presenciais (T2 a T5), não haverá interrupção das mesmas.

Mediante o exposto, solicitamos a compreensão e cooperação de nossos estudantes, pois o momento é de incerteza e imprevisão, o que gera angústia e aflições em todos nós. Estejam certos de que o CCGM está se empenhando para assegurar um equilíbrio entre riscos e benefícios, tanto para os discentes, quanto para as comunidades por eles assistidas.

Para os estudantes que já se encontram em Lavras ou em trânsito, pedimos mais encarecidamente ainda que sejam compreensivos e colaborativos. Por favor, para sua própria segurança e a segurança de toda a comunidade lavrense, solicitamos que realizem quarentena de 14 dias, conforme preconizado pelo CDC. Durante este período de quarentena, evite sair de casa, se o fizer use sempre máscara cobrindo boca e nariz, higienize as mãos regularmente com álcool 70%, dê preferência a serviços de entrega, não promova nem participe de aglomerações.

Para os que ainda não vieram, evitem transitar neste momento. Mantenham-se junto às suas famílias e se programem para retorno até o dia 22 de março.

Caso o cenário epidemiológico ao longo da próxima semana se torne favorável, entraremos em contato com os estudantes, por meio dos e-mails das turmas, e anteciparemos o retorno. Não se preocupem, pois seremos flexíveis com relação às dificuldades individuais para este retorno seguro.

Por favor, se algum de vocês tiver sintomas gripais, procure serviços de atendimento médico para avaliação e solicitação de exames complementares. Se tiver contato com casos suspeitos ou confirmados e estiver assintomático, por favor, faça quarentena de 14 dias conforme orientado anteriormente para os estudantes que já se encontram em Lavras, ou realize exame TRq-PCR no 7º dia de contato.

Pedimos mil desculpas pela mudança repentina nos planos anteriormente traçados, mas todos os fatores considerados no início desta nota de esclarecimento fogem completamente de nosso controle.

Colegiado do Curso de Medicina