Em junho, é celebrado o dia mundial e o mês municipal do doador de sangue, uma forma de agradecer aos doadores e sensibilizar a sociedade sobre a necessidade mundial de estoques de sangue. O Projeto Sangue Bom (PSB) é uma atividade de extensão do curso de Medicina da Universidade Federal de Lavras (UFLA) que busca incentivar a doação de sangue e medula óssea na cidade. A iniciativa é realizada em parceria com o Posto Avançado de Coleta Externa do Hemominas (Pace Lavras) e a Fundação Hemominas.

O projeto Sangue Bom (PSB) teve início há dois meses. Em virtude da pandemia, no momento são realizadas apenas ações informativas. Com a ajuda de redes sociais como o Instagram, os estudantes, do 4º e 5º períodos do curso de Medicina, auxiliam a população sobre dúvidas e procedimentos de coleta. Segundo o coordenador do projeto e médico responsável técnico do Pace Lavras, professor da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) Marcelo Augusto Araujo Assunção, os estudantes recebem treinamentos sobre hemoterapia e o ciclo do sangue. “São muitos detalhes, por isso optamos por estudantes que estão no meio do curso e tiveram contato com as ligas de oncologia e de urgência e emergência.”

Texto: Comunicação UFLA

Veja mais em: Projeto do curso de Medicina incentiva a doação de sangue e de medula óssea em Lavras